Aperte a tecla ESC ou o X no canto superior direito, para fechar essa janela

Viagens e Passeios

O que fazer em Ilhabela? Dicas de praias, trilhas e outras atrações da cidade

Se você está em dúvida sobre o que fazer em Ilhabela e se a cidade é mesmo o destino ideal para sua próxima viagem, este será o guia definitivo para nortear sua decisão. Conheça as características das praias da cidade, as trilhas disponíveis, entre outras informações úteis para você se planejar.

Ilhabela, no Litoral Norte de SP, é daqueles destinos que transbordam atrações turísticas: são tantas praias, cachoeiras e trilhas que é fácil se perder na hora de montar um roteiro.

No conteúdo “Ilhabela-SP: guia completo do que fazer, como chegar e mais!“, trouxemos uma visão geral sobre a cidade para ajudar você a dar o primeiro passo na escolha do melhor destino para viajar.

Também explicamos como é a disposição da ilha, que se divide em: norte, sul, leste e central.

Agora, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o que fazer em Ilhabela.

Então, se você está se perguntando como aproveitar ao máximo seu tempo na ilha, chegou ao lugar certo. Bora conferir os principais pontos turísticos desse paraíso?

O coração da ilha: um passeio pela Vila (Centro Histórico)

Centro histórico de Ilhabela, com destaque para o Museu Náutico de Ilhabela e Igreja de Nossa Senhora D’ajuda e Bonsucesso.
Vila, o Centro Histórico de Ilhabela. Foto: ilhabela.com.br

Antes de estender a canga na areia, você precisa conhecer a alma de Ilhabela: a Vila. Você ouvirá muito esse nome por aqui, que é como os moradores e visitantes chamam o charmoso Centro Histórico da cidade.

Entender isso desde o início facilitará e muito, sua localização pela ilha.

Então, para você que quer saber o que fazer em Ilhabela, saiba que passear por suas ruas de pedra, admirar os casarões coloniais coloridos e sentir a brisa do mar no píer é um programa obrigatório e delicioso.

O epicentro do charme é a Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda e Bom Sucesso, um cartão-postal de 1806 que fica ainda mais bonita com a iluminação noturna.

Já a Rua do Meio é o coração da Vila, repleta de lojinhas de artesanato, boutiques, cafés e restaurantes convidativos.

É o lugar ideal para uma caminhada no fim de tarde, tomar um sorvete e já escolher onde será o jantar. A maioria das melhores opções gastronômicas e do agito noturno da ilha se concentra aqui.

Agora que você já se familiarizou com o ponto de partida de Ilhabela, vamos conhecer suas magníficas praias.

O que fazer em Ilhabela: principais praias e suas características

Vista de um dos mirantes de Ilhabela, com algumas árvores nativas à frente, o mar verde no centro e as montanhas com nuvens atrás.
Vista de uma das praias de Ilhabela. Foto: arquivo pessoal.

Ilhabela tem 42 praias, conhecidas pelas belas águas azuis (e em algumas praias, águas verdes) que fazem do município-arquipélago um lugar muito procurado pelos turistas.

As praias de Ilhabela também são conhecidas pelos famosos borrachudos, que não dão um minuto de sossego aos turistas e moradores.

Dito isso, pegue seu repelente e se bezunte com gosto para aproveitar ao máximo sem se arrepender!

É possível chegar às praias de Ilhabela de transporte público da própria cidade, de carro, de bicicleta e a pé. No entanto, também têm aquelas que são acessíveis apenas por trilha ou pelo mar.

Portanto, ao planejar seu roteiro em Ilhabela você precisa analisar:

  • se deseja descansar ou desbravar 22 kms de ponta a ponta da Ilha de São Sebastião (a ilha onde fica a balsa); 
  • se fazer as trilhas para as cachoeiras é uma opção; 
  • se quer curtir os passeios nas ilhotas, como na Ilha das Cabras e na Ilha dos Búzios;
  • ou se você quer apenas descansar ouvindo o som do mar.

A partir disso você consegue estabelecer uma rota que te permita aproveitar cada segundo em Ilhabela.

Praias do centro de Ilhabela

Mapa que evidencia a rota das praias do centro de Ilhabela, começando pela mais próxima à balsa, Praia da Barra Velha, para a mais próxima à Vila, Praia da Vila.
Trajeto entre as praias do centro de Ilhabela. Foto: Google Maps.

Começando pelas praias do centro de Ilhabela, onde se concentra a melhor infraestrutura para os turistas, a região é a que possui uma orla bem estruturada para andar de bike ou fazer caminhadas.

São oito praias ao longo da orla, seguindo pelo lado esquerdo ao sair da balsa:

  • Praia da Barra Velha;
  • Praia do Perequê;
  • Praia do Itaguaçu;
  • Praia do Itaquanduba;
  • Praia do Engenho d’Água;
  • Praia do Pequeá;
  • Praia do Saco da Capela;
  • Praia da Vila (visível apenas na maré baixa).

Se você busca comodidade, o centro de Ilhabela pode ser o lugar ideal para se hospedar por estar próximo a praias, comércios, ter mais opções de restaurantes, entre outras atrações.

Abaixo você vê as principais características das praias do centro de Ilhabela, na ordem da mais próxima à balsa para a mais próxima à Vila:

PraiaLocalizaçãoCaracterísticasInfraestrutura
Praia da Barra VelhaAo lado do desembarque da balsa.Visual bonito na chegada com barcos de pesca. Não é recomendada para banho (área de mangue). Ótima para caminhadas e fotos.Próxima a quiosques e comércios. Possui marinas e uma ciclovia que começa ali.
Praia do PerequêA 2 km da balsa, sentido Norte.A mais extensa e movimentada. Faixa de areia ampla, águas calmas, ideal para famílias e esportes. Famosa pelo pôr do sol.Excelente infraestrutura com quiosques, restaurantes, parquinhos, ciclovia e aluguel de equipamentos (kitesurf, caiaque). Píer de onde saem passeios.
Praia do ItaguaçuEntre as praias do Perequê e Itaquanduba.Pequena faixa de areia com árvores, mar calmo, ideal para relaxar e para ir com crianças.Quiosque “pé na areia”, restaurantes próximos, agências de passeios, ciclovia e playground.
Praia do ItaquandubaEntre a Praia do Itaguaçu e Engenho D’ÁguaMar protegido dos ventos, excelente para esportes de remo (SUP, canoagem) e esportes na areia.Bares, restaurantes e fácil acesso a pousadas. Conta com marina e ciclovia.
Praia do Engenho D’ÁguaA 1,5 km da Vila (Centro Histórico).Tranquila, com grandes árvores “Chapéu-de-Sol”. Mar calmo e transparente, bom para esportes náuticos. Vista para a fazenda histórica.Um quiosque/restaurante, ciclovia, aluguel de equipamentos e parquinho. Fácil de estacionar.
Praia do PequeáPróxima ao centro histórico, entre a Engenho D’Água e Saco da Capela.Tranquila, mar calmo. Frequentada por moradores e sede da Escola de Vela, com eventos náuticos.Bom restaurante e estrutura de marina e iate clube.
Praia do Saco da CapelaAnexa à Vila (Centro Histórico).Badalada e charmosa, com muitos veleiros. Águas calmas e claras, excelente para famílias com crianças e para quem busca agito nos beach clubs.Possui quiosques, restaurantes, hospedagens e lojas na orla. Fácil acesso a pé a partir da Vila.
Praia da VilaNo coração do centro histórico, ao lado do píer.Pequena, cuja faixa de areia só aparece na maré baixa. Charmosa para um mergulho rápido e para apreciar o movimento.Completa infraestrutura da Vila, com cafés, lojas, restaurantes e pontos turísticos.
Tabela de praias do centro de Ilhabela

Praias da região norte de Ilhabela

Mapa das praias do norte de Ilhabela, representando o que fazer em Ilhabela.
Trajeto das praias do norte de Ilhabela. Foto: Google Maps.

A região norte de Ilhabela é conhecida por suas praias tranquilas, com águas cristalinas e paisagens de tirar o fôlego. 

Essa parte da ilha é ideal para o refúgio em meio à natureza, por haver opções de praias mais isoladas. No entanto, ainda há praias na região que possuem ótima infraestrutura para receber visitantes. 

E o que fazer em Ilhabela, especificamente na região norte? Você poderá aproveitar desde a prática de esportes náuticos até o simples prazer de relaxar na areia.

Veja abaixo as características das praias da região.

PraiaLocalizaçãoCaracterísticasInfraestrutura
Praia de Santa TerezaLogo após a Vila (Centro Histórico).Visual de “vila de pescadores”, com muitas canoas coloridas na areia. Ótima para fotos e para comprar peixe fresco.Próxima à infraestrutura da Vila. Possui píer, academia ao ar livre e quadra de areia.
Praia do IndaiáAo lado da Praia de Santa Tereza.Pequena e reservada (“prainha secreta”), geralmente frequentada por hóspedes de pousadas próximas.Sem infraestrutura própria, mas muito próxima às opções da Vila.
Praia do BarreirosApós o Mirante do Barreiros (7,5 km da balsa).Tranquila, com muitos coqueiros e águas calmas. Frequentada por veranistas.Sem quiosques ou bares. Visitantes devem levar o que forem consumir.
Praia do VianaEntre a Praia do Barreiros e a Siriúba.Pequena e charmosa, com pedras que formam piscinas naturais. Ideal para crianças e idosos.Possui um quiosque/restaurante que oferece serviço de praia.
Praia da SiriúbaEntre o Viana e a Praia do Sino.Faixa de areia larga. Mar calmo, mas com ventos fortes se torna ideal para kitesurf e windsurf.Boa infraestrutura com quiosques e restaurantes, incluindo opções de alta gastronomia.
Praia do Sino (Garapocaia)Após a Siriúba (8,5 km da balsa).Famosa pelas pedras que, ao serem golpeadas, emitem som de sino. Águas rasas, claras e muito calmas.Boa infraestrutura com quiosques, restaurantes e estacionamento pago.
Praia da Ponta AzedaEntre a Praia do Sino e do Pinto (acesso por escada).Acesso “escondido” da estrada. Pequena, charmosa, com águas calmas. Ideal para esportes de remo.Sem infraestrutura comercial. Possui píer e o Centro Cultural Salga.
Praia do PintoEntre a Ponta Azeda e a Armação (acesso por condomínio).Tranquila e preservada, com árvores que fazem sombra. Mar cristalino e calmo, pouco movimentada.Pouca infraestrutura, com algumas barracas de bebidas e petiscos na alta temporada.
Praia da ArmaçãoA 12 km da balsa, após Praia do Pinto.“Point” dos esportes a vela (windsurf e kitesurf) devido aos ventos. Possui uma capela charmosa.Infraestrutura completa com escolas de vela, bares, restaurantes e quiosques.
Praia de PacuíbaFinal da estrada calçada (acesso por trilha curta).Isolada e “escondida”. Faixa de areia some na maré cheia. Ótima para mergulho e para quem busca sossego. Sítio arqueológico.Sem infraestrutura de bares ou quiosques. Leve tudo o que precisar.
Praia do JabaquaraFim da estrada (8 km de terra).Considerada uma das mais bonitas e selvagens. Larga faixa de areia, águas transparentes e dois riachos de água doce.Boa estrutura de quiosques e restaurantes rústicos. Possui estacionamento e ducha de água doce.
Praia da FomeAcesso apenas por barco ou trilha longa.Cenário paradisíaco, isolada, com águas verde-esmeralda. Excelente para mergulho (flutuação).Sem infraestrutura comercial fixa. Algumas casas de pescadores na orla.
Praia do PoçoAcesso apenas por barco ou trilha difícil.Pequena, selvagem e isolada. Grande atrativo é a cachoeira que deságua na areia, formando uma lagoa.Sem qualquer infraestrutura. Acesso recomendado pelo mar.
Tabela de praias da região norte de Ilhabela

Praias da região leste de Ilhabela

Mapa das praias do leste de Ilhabela.
Mapa da região leste de Ilhabela. Foto Google Maps.

A região leste de Ilhabela é onde você encontrará um pouco mais de privacidade

Por ser uma área menos acessível, geralmente o acesso é somente por barco ou trilhas, as praias do leste são conhecidas por sua tranquilidade e beleza intocada. 

Aqui, você conseguirá fugir do agito e desfrutar de paisagens cercadas pela exuberante Mata Atlântica. 

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre as praias dessa região.

PraiaLocalizaçãoCaracterísticasInfraestrutura
Praia da SerrariaAcesso exclusivo pelo mar (após Praia do Poço).Vila de pescadores com mar calmo e areia clara. Refúgio tranquilo, com poucas embarcações.Atividades: caminhada e relaxamento. Sem infraestrutura comercial, apenas uma comunidade caiçara.
Praia da CaveiraAcesso exclusivo pelo mar (entre Serraria e Guanxuma).Famosa pelo naufrágio do navio Príncipe das Astúrias. Praia deserta, com rica vida marinha.Atividades: mergulho e pesca. Não possui nenhuma infraestrutura.
Praia da GuanxumaAcesso apenas por barco (entre Caveira e Saco do Eustáquio).Pequena, com águas calmas e transparentes. Ótima para mergulho de apreciação.Atividades: relaxamento e mergulho. Sem infraestrutura comercial, apenas comunidade caiçara.
Praia do Saco do EustáquioAcesso exclusivo pelo mar (ao lado de Castelhanos).Praia paradisíaca, com mar extremamente cristalino. Uma das mais preservadas e bonitas.Atividades: snorkeling e mergulho. A comunidade caiçara local oferece peixes e frutos do mar frescos.
Praia do GatoAcesso por trilha de 20 min a partir de Castelhanos.Visual selvagem, com muitas pedras. O foco é a trilha e a famosa Cachoeira do Gato. Banho de mar pode ser perigoso.Atividades: trilha e cachoeira. Não possui nenhuma infraestrutura.
Praia de CastelhanosAcesso por estrada de 15 km (veículo 4×4) ou por barco.A maior e mais famosa do lado leste, em formato de coração. Mar agitado, ideal para surfe.Melhor infraestrutura da região, com quiosques, restaurantes e campings. Ponto de partida para outras trilhas.
Praia MansaAcesso por barco ou trilha a partir de Castelhanos.Pequena, com águas muito calmas, ideal para banho. Abriga uma pequena comunidade caiçara e uma igreja.Atividades: relaxamento e banho de mar. Sem infraestrutura comercial.
Praia VermelhaAcesso por trilha de 40 min (a partir de Castelhanos) ou por barco.Faixa de areia avermelhada e inclinada. Possui um rio de água doce que forma uma lagoa no canto direito.Atividades: mergulho e trilhas. Sem infraestrutura de bares ou restaurantes.
Praia da FigueiraAcesso por trilha longa (2h de Castelhanos) ou pelo mar.Isolada e tranquila, com águas verdes e transparentes. Rodeada por vegetação densa.Atividades: relaxamento, trilhas e snorkeling. Sem infraestrutura de alimentação.
Praia Saco do SombrioAcesso apenas por barco.Ancoradouro natural com águas calmas e transparentes. Não é exatamente uma praia (pouca areia).Atividades: observação da natureza. Possui uma sede do Yacht Club de Ilhabela (restrita a sócios).
Praia das EnchovasAcesso por trilha de 1h a partir da Praia do Bonete ou por barco.Isolada e selvagem. Águas transparentes, com pedras arredondadas e um rio que forma piscina natural.Atividades: pesca esportiva e mergulho. Infraestrutura mínima (apenas uma família local).
Tabela de praias da região leste de Ilhabela

Praias da região Sul de Ilhabela

Mapa da região sul de Ilhabela.
Mapa da região sul de Ilhabela. Foto: Google Maps.

A região sul de Ilhabela é um destino com praias de boa infraestrutura e belas paisagens. 

Você encontrará praias movimentadas com quiosques e bares, assim como aquelas mais isoladas e selvagens, acessíveis apenas por trilhas ou barco. 

É uma área que agrada tanto aos mais aventureiros quanto aos que preferem relaxar em um ambiente mais confortável, sempre cercados pela beleza natural característica da ilha.

Confira agora as principais características das praias da região sul de Ilhabela.

PraiaAcessoCaracterísticasInfraestrutura
Praia das Pedras MiúdasAcesso fácil pela estrada (2 km da balsa).Faz parte de um Santuário Marinho, com águas claras e ricas em vida marinha. Ideal para snorkeling.Boa estrutura de bares e restaurantes. Aluguel de caiaque e equipamento de mergulho.
Praia do OscarAcesso por pequena trilha a partir da estrada.Pequena (50m), com uma grande pedra na areia. Águas tranquilas e transparentes.Sem infraestrutura de quiosques. Ideal para quem busca sossego perto do centro.
Praia do PortinhoAcesso fácil pela estrada (4 km da balsa).Pequena e charmosa, com uma capela e um píer. Também faz parte do Santuário Marinho, ótima para mergulho.Possui quiosques, restaurantes, estacionamento e rampa de acessibilidade.
Praia da FeiticeiraAcesso por rua sem saída a partir da estrada principal.Charmosa, com um casarão antigo e cachoeiras que deságuam na costeira. Mar calmo, de tombo.Não possui quiosques ou restaurantes, o que garante a tranquilidade do local.
Praia do JuliãoAcesso por estacionamento privado e pequena trilha calçada.Mar calmo que forma piscinas naturais. Areias claras e árvores que garantem sombra. Perfeita para famílias com crianças.Possui um restaurante e algumas barracas na alta temporada. Aluguel de caiaque e SUP.
Praia GrandeFácil acesso pela estrada, com estacionamento público.Extensa (600m), com areia mais grossa. Mar de tombo, mas com áreas calmas. Possui uma capela e um píer.Boa infraestrutura com quiosques, restaurantes, banheiros e aluguel de equipamentos náuticos.
Praia do CurralFácil acesso pela estrada (9 km da balsa).A praia mais badalada de Ilhabela. Faixa de areia larga, mar calmo. Ponto de encontro de jovens.Excelente infraestrutura com beach clubs, hotéis, bares, restaurantes com música e esportes aquáticos.
Praia do VelosoÚltima praia com acesso por estrada pavimentada no Sul.Tranquila e frequentada por moradores. Mar calmo. Próxima ao naufrágio do navio Aymoré, atrativo para mergulho.Não possui quiosques ou restaurantes. Ideal para relaxar longe do agito.
Praia do BoneteAcesso por trilha de 12 km (3-6h) ou por barco (40 min).Considerada uma das mais bonitas do Brasil. Selvagem, com mar agitado (ótimo para surfe) e comunidade caiçara tradicional.Infraestrutura rústica com campings, pousadas e quiosques caiçaras. Requer planejamento.
Praia de IndaiaúbaAcesso apenas por barco ou trilha longa (5h30).Localizada no extremo sul da ilha. Isolada, com mar azul e transparente. Rica em vida marinha e próxima a naufrágios.Sem nenhuma infraestrutura comercial. Apenas uma casa particular. Ideal para ecoturismo.

Veja também a condição das praias de Ilhabela na CETESB.

Temporada de baleias em Ilhabela

Se você ama os animais, assim como a gente, e quer viver uma experiência inesquecível, então a temporada de baleias e golfinhos em Ilhabela é algo que você não pode perder. 

Todo ano, entre os meses de junho e novembro, as águas em torno da ilha se transformam em um espetáculo natural, com a presença majestosa das baleias-jubarte e de diferentes espécies de golfinhos.

Em todas as épocas do ano é possível avistar cetáceos em Ilhabela. 

Cada uma das muitas espécies de baleias e golfinhos que visitam o lugar tem seu comportamento e acaba passando por lá em algum momento. 

Isso é o que torna Ilhabela um dos lugares mais adequados do Brasil para essa atividade tão impressionante.

No entanto, é no outono e no inverno que centenas desses incríveis mamíferos marinhos começam a migrar para a costa brasileira em busca de águas mais quentes para se reproduzir e se alimentar. E aí, dão aquele “oi” para Ilhabela.

Se você deseja avistar esses lindos animais, a melhor opção é ir para a região sul de Ilhabela, em praias mais isoladas e com vista para o mar aberto, como a Praia do Bonete.

Nessa área, a chance de ver baleias-jubarte é maior, principalmente se você tiver disposição para fazer uma caminhada ou se aventurar de barco.

Por falar nisso, os passeios de barco, que partem de vários pontos da ilha, também oferecem boas oportunidades para ver golfinhos e, com um pouco de sorte, até mesmo uma família de baleias-jubarte deslizando pelas águas.

O importante é se preparar e fazer um bom planejamento. Então procure agências de turismo confiáveis, que possam orientar você sobre qual é a melhor maneira de observar as baleias e os golfinhos na época que você irá.

E, é claro, né, nem preciso dizer que respeitar o espaço dos animais é fundamental!

Após ler este texto, volte aqui e baixe o guia de baleias e golfinhos, disponibilizado no portal Turismo Ilhabela.

Trilhas e cachoeiras em Ilhabela

Em Ilhabela o que não falta é aventura (e borrachudos, vale lembrar). Se você é daquelas pessoas que adoram uma trilha, saiba que lá, tem ao menos 250 cachoeiras oficiais (e repelentes para comprar e passar de montão). 

Para além das cachoeiras, você pode ainda subir picos de mais de 1000 metros de altura e tudo isso através de muitos e muitos quilômetros de trilhas.

Esta é uma das trilhas principais da ilha:

  • Trilha da Água Branca – próxima à balsa de Ilhabela, entrando pela guarita do Parque Estadual de Ilhabela, esta trilha de aproximadamente 4 km (ida e volta) garante acesso à cinco poços:
    • Poço da Pedra
    • Poço da Escada
    • Poço da Ducha
    • Poço do Jequitibá
    • Poço do Jabuti (com acesso para a Estrada de Castelhanos, por onde a volta fica mais curta).

A trilha é autoguiada e indicada se você vai com crianças. Possui duchas, banheiros, estacionamento e até opções de alimentação. Também é ideal para observar pássaros.

Porém, vale ressaltar que o nível de dificuldade aumenta até o intermediário conforme você avança pela trilha, sendo os dois primeiros poços da lista os mais fáceis de chegar. 

Principais cachoeiras de Ilhabela

Aqui estão as principais cachoeiras da ilha:

  • Cachoeira Couro de Boi – aproximadamente 3 horas de caminhada; necessita de guia; a queda d’água tem cerca de 45 metros.
  • Cachoeira da Friagem – após a cachoeira anterior e também necessita de guia; a queda d’água tem cerca de 30 a 40 metros.
  • Cachoeira do Gato – acesso por trilha fácil, bem sinalizada; com queda d’água de aproximadamente 50 metros.
  • Cachoeira da Toca – uma das mais conhecidas e de fácil acesso; possui queda d’água com cerca de 3 metros e um tobogã para se divertir; é cobrada uma taxa para acessar (consulte os valores atualizados), mas fornece infraestrutura de banheiros, estacionamento e acessibilidade para cadeirantes.
  • Cachoeira da Água Branca – fácil localização, com acesso pela própria rua; possui duas quedas d’águas de aproximadamente 50 e 60 metros.
  • Cachoeira Três Tombos (ou Pancada d’Água) – fácil acesso, autoguiada e a trilha tem cerca de 720 metros ida e volta; a trilha possui três cachoeiras principais; fica entre as praias da Feiticeira e do Portinho. 
  • Cachoeira do Veloso considerada pelos turistas como a mais bonita de Ilhabela, sua queda d’água tem cerca de 70 metros, sendo apropriada para banho; o acesso é por uma propriedade particular; são três quedas d’água ao longo do caminho, sendo a primeira a mais fácil de chegar e as demais com nível de dificuldade maior; fica próxima à praia do Veloso.
  • Cachoeira da Laje – a partir daqui, você já está na Trilha do Bonete; o acesso é por uma propriedade particular, a Fazenda da Laje, que cobra uma taxa caso você queira aproveitar outras atividades do local; possui infraestrutura de banheiros, camping e uma venda de sucos.
  • Cachoeira do Areado – é bem marcada, mas é preciso caminhar por um rio com água até os joelhos. Seus trechos íngremes fazem seu nível de dificuldade ser de médio a alto; possui as maiores quedas d’água da ilha.
  • Cachoeira do Saquinho – no mesmo caminho das duas cachoeiras anteriores, fica a meia hora da praia do Bonete; não tem poço para banho, mas é possível observar os pássaros e a Mata Atlântica do Mirante do Saquinho.

Principais picos em Ilhabela

Agora, vamos às marcações em verde no mapa. Elas se referem aos principais picos de Ilhabela:

  • Pico do Baepi – este é o pico mais famoso; possui 1048 metros de altitude e garante uma vista quase panorâmica de Ilhabela; a subida é íngreme, mas possui escadaria para ajudar; também é possível aproveitar o nascer do sol caso você comece a trilha bem cedo.
  • Pico de São Sebastião – este é o ponto mais alto de Ilhabela, com 1379 metros de altitude; garante uma visão 360º da ilha; é preciso ter bastante preparo físico, pois a trilha de mais ou menos 15 km é mais difícil; diversas agências de turismo oferecem passeios e opções de pernoite no pico.
  • Morro do Papagaio – com cerca de 330 metros de altitude, esta é uma opção de trilha mais curta e de dificuldade moderada. O acesso é feito a partir da Praia de Castelhanos e a caminhada leva cerca de 1h30. Do topo, a recompensa é uma vista espetacular de toda a Baía de Castelhanos e seu famoso formato de coração.

O que fazer a noite em Ilhabela?

Se você ficar numa região privilegiada em infraestrutura para turistas, como o centro de Ilhabela, com certeza conseguirá aproveitar as atividades noturnas.

Há restaurantes, bares, baladas e sorveterias que você pode optar para passar desde algumas horas até a madrugada toda.

Na Vila, a Rua do Meio ferve com o movimento de bares com música ao vivo, restaurantes charmosos e sorveterias. Já a orla do Perequê também oferece ótimas opções de quiosques e bares mais descontraídos.

Especificamente na região onde ficamos (entre as praias Grande e do Curral), tudo era meio longe ou não estava aberto.

Talvez, a dificuldade maior foi pela época que fomos (outubro), já que não era alta temporada em que tudo tende a estar em seu pleno funcionamento.

Pelos preços do quiosque serem meio elevados, tomamos apenas algumas cervejas e voltamos para o hotel.

Então, se você quer mesmo curtir a noite em Ilhabela, planeje bem onde você se hospedará ou vá de carro para aproveitar a ilha de ponta a ponta e a qualquer hora.

E aí, decidiu o que fazer em Ilhabela?

Ufa! Chegamos ao fim do nosso guia e, como você pôde ver, o que não falta em Ilhabela são coisas para fazer.

De praias badaladas com infraestrutura completa a refúgios selvagens acessíveis por trilha ou barco, a ilha é um convite constante à exploração.

Nosso objetivo com este guia foi te dar todas as ferramentas e a confiança para você montar um roteiro que tenha sua cara, sabendo exatamente onde encontrar a tranquilidade, a aventura ou o agito que procura.

Lembre-se de usar nossas tabelas como um guia rápido e de sempre se planejar, especialmente por causa dos borrachudos e dos acessos às praias mais remotas.

Ilhabela por si só já é um destino que pode preencher uma semana inteira de viagem com suas praias e trilhas. Mas, se você tiver mais tempo e quiser explorar as redondezas, saiba que ela é apenas uma das joias de uma região espetacular.

Confira nosso guia completo sobre o Litoral Norte de SP e descubra outros paraísos como Ubatuba e São Sebastião.

Marcia Lira

Uma bióloga apaixonada pelo Brasil, pela nossa biodiversidade e diversidade cultural. Sonho em um dia conhecer o mundo, mas não antes de desfrutar de cada pedacinho do nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *