Aperte a tecla ESC ou o X no canto superior direito, para fechar essa janela

Viagens e Passeios

O que fazer em Santa Cruz Cabrália: praias, turismo cultural e passeios imperdíveis

Praias lindas, história, cultura Pataxó, feirinhas, mirantes e passeios no mar. Santa Cruz Cabrália tem muito a oferecer para quem busca descanso, experiências e significado.

Santa Cruz Cabrália: para nós, a melhor cidade que já visitamos até hoje. 

É impossível descrever em palavras as emoções que sentimos ao assistir à abertura dos Jogos Indígenas Pataxó, relaxar nas águas quentinhas da Praia de Coroa Vermelha e conhecer pessoas tão iluminadas, que fazem de tudo para agradar os turistas.

Muita gente visita a região da Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, pensando somente em Porto Seguro e Arraial d’Ajuda.

Mas quem se permite conhecer Cabrália descobre um lugar cheio de história, com praias paradisíacas, cultura indígena viva e experiências que vão muito além da areia e do mar.

Se você está se perguntando o que fazer em Santa Cruz Cabrália, este guia te ajudará a montar um roteiro repleto de atividades para você mergulhar na cultura local e viver momentos inesquecíveis. 

Venha descobrir tudo o que este pedacinho do Brasil tem a proporcionar!

Melhores praias de Santa Cruz Cabrália

A primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos no que fazer em Santa Cruz Cabrália são suas praias.

E não é por acaso: as praias da cidade são verdadeiros refúgios tropicais. Com águas cristalinas e areias brancas, cada uma delas possui seu charme especial.

Praia de Coroa Vermelha

O que fazer em Santa Cruz Cabrália: banco de areia na maré baixa formando o chamado Caminho de Moisés, na Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, com turistas caminhando até o mar.
O famoso Caminho de Moisés se forma na maré baixa, na Praia de Coroa Vermelha. Foto: @praiadecoroavermelha

A Praia de Coroa Vermelha é, sem dúvida, a mais famosa e procurada de Santa Cruz Cabrália. 

Além das águas mornas e rasinhas, perfeitas para famílias com crianças ou para quem tem medo de águas agitadas (como eu), o lugar também tem um peso histórico enorme: foi aqui que aconteceu a primeira missa celebrada no Brasil, em 1500.

Durante a maré baixa, formam-se piscinas naturais que garantem um banho tranquilo e seguro. 

Na orla, a Feirinha de Coroa Vermelha é parada obrigatória para quem busca artesanato indígena autêntico, bio joias e lembrancinhas da viagem. 

Já os quiosques oferecem pratos típicos, como moqueca de peixe, acarajé, casquinha de siri, lagosta e outras delícias baianas. Os preços são bem acessíveis, mas lembre-se de dar uma olhada nos cardápios antes de escolher o quiosque ideal, pois são inúmeras opções.

Dica de ouro: programe a visita para o período de maré baixa para aproveitar o Caminho de Moisés e chegue cedo para garantir um bom lugar na areia ou nos quiosques.

Consulte a Tábua de Marés de Santa Cruz Cabrália.

Praia de Santo André

Se sua ideia é fugir do agito, a Praia de Santo André é o destino ideal. 

Localizada no distrito de mesmo nome, essa praia que rodeia uma pequena vila de pescadores oferece um visual digno de cartão-postal, com o encontro do Rio João de Tiba com o mar, criando cenários únicos a cada variação de maré.

A água é calma, o ambiente é tranquilo e há pousadas, quiosques e restaurantes charmosos na região. 

Quem gosta de fotografia vai adorar os momentos de pôr do sol, quando o céu ganha tons alaranjados e rosados.

Praia de Arakakaí

Para quem busca uma experiência mais rústica e com pouco movimento, a Praia de Arakakaí é uma ótima escolha. O cenário é de natureza praticamente intocada, com uma extensa faixa de areia e vegetação de restinga. 

No entanto, vale ressaltar que o mar é mais agitado.

Há infraestrutura turística, com restaurantes, quiosques e pousadas, mas sempre que possível leve sua água, seu protetor solar e outros pertences para passar o dia. 

É o tipo de lugar perfeito para quem quer ouvir só o som das ondas e sentir a brisa do mar.

Praia de Mutari

Frequentada principalmente pelos moradores locais, a Praia de Mutari é um canto tranquilo de Cabrália, com mar calmo na maré baixa e pouca movimentação turística.

Se você gosta de lugares com uma pegada mais autêntica e fora do circuito tradicional, vale incluir essa praia no seu roteiro. Por lá, é comum ver pescadores na atividade e crianças brincando à beira-mar.

Praia de Mutá

Quase na divisa entre Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, a Praia de Mutá é famosa pela boa estrutura de quiosques, cadeiras de praia e restaurantes especializados em frutos-do-mar.

O mar é calmo, com águas mornas e rasas, fazendo dela uma das preferidas das famílias. 

Além disso, é uma excelente opção para quem busca conforto sem precisar ir muito longe de Porto Seguro.

Praia de Guaiú

Se seu objetivo é conhecer uma praia praticamente deserta, cercada de coqueiros e com aquele mar azul cristalino de tirar o fôlego, a Praia de Guaiú vai te encantar.

Localizada após Santo André, o acesso é por estrada de terra a partir do vilarejo de Santo Antônio ou por passeios de barco que saem de Santo André. 

A recompensa é um cenário paradisíaco, com restaurantes rústicos que servem frutos-do-mar fresquinhos, direto da rede para o prato.

Praia de Santo Antônio

Ainda mais isolada que Guaiú, a Praia de Santo Antônio, também chamada de Praia da Ponta de Santo Antônio, é praticamente um refúgio particular. 

Aqui, o que impera é a natureza, com o encantador encontro entre o Rio Santo Antônio e o oceano. 

O acesso é por balsa e há pouca estrutura de barracas ou restaurantes, então precisa de um bom planejamento.

O visual selvagem, as areias brancas e o mar de um azul intenso fazem dessa praia um verdadeiro presente para quem busca um dia de silêncio e contemplação.

Passeios na natureza em Santa Cruz Cabrália

E o que fazer em Santa Cruz Cabrália para além das praias? Experiências em meio à natureza, é claro.

Parque Marinho da Coroa Alta

Vista aérea do Parque Marinho da Coroa Alta, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, com bancos de areia, águas cristalinas e barcos de passeio ancorados no local.
Parque Marinho da Coroa Alta, um dos passeios mais procurados em Santa Cruz Cabrália. Foto: Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália.

Um dos passeios mais famosos da região é a visita ao Parque Marinho da Coroa Alta. O trajeto é feito de barco, com saídas a partir das praias centrais e também da Coroa Vermelha.

O destino é um banco de areia e os recifes no meio do mar, onde se formam piscinas naturais de águas cristalinas. 

O local é ótimo para praticar snorkeling e observar a vida marinha, com peixes coloridos e formações de corais.

A maioria dos passeios inclui equipamentos de mergulho e paradas para banho, com direito a muito sol e cenários perfeitos para fotos.

História e cultura de Santa Cruz Cabrália

Se tem uma coisa que torna Cabrália única é o quanto a história e a cultura estão presentes em cada canto da cidade.

Centro Histórico e Igreja de Nossa Senhora da Conceição Barroca (século XVII)

Igreja de Nossa Senhora da Conceição Barroca, construída no século XVII, no Centro Histórico de Santa Cruz Cabrália, com fachada branca, detalhes azuis e vista para o mar ao fundo.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição Barroca, no Centro Histórico de Cabrália. Foto: Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália.

O Centro Histórico de Cabrália é pequeno, mas cheio de significado. Caminhar por lá é voltar no tempo, com direito a ruas de paralelepípedo, construções antigas e um mirante com vista espetacular para o mar e o Rio João de Tiba.

A principal atração é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição Barroca, datada do século XVII. O lugar respira história e rende ótimas fotos, principalmente no fim da tarde.

Marco da Primeira Missa (1500)

Marco simbólico da Primeira Missa no Brasil, na Praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, com uma cruz metálica, coqueiros ao fundo e crianças brincando no local.
O Marco da Primeira Missa, na Praia da Coroa Vermelha, simboliza o local onde foi realizada a primeira celebração religiosa no Brasil, em abril de 1500. Foto: Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália.

Na Praia de Coroa Vermelha, você também encontra o Marco da Primeira Missa, um espaço que lembra o evento histórico ocorrido em abril de 1500.

No local, há uma grande cruz e várias placas informativas contando detalhes sobre esse momento da história do Brasil.

Reserva e vivência Pataxó

Uma das experiências mais enriquecedoras em Cabrália é visitar a Reserva Indígena Pataxó e vivenciar de perto a cultura desse povo originário.

As visitas são guiadas por moradores das próprias aldeias, que recebem os turistas com muita receptividade. Lá, você pode:

  • Participar de trilhas interpretativas, aprendendo sobre plantas medicinais e a relação dos Pataxó com a natureza.
  • Fazer oficinas de pintura corporal com jenipapo e urucum.
  • Assistir e até participar de danças e cantos tradicionais.
  • Conhecer o processo de produção do artesanato indígena, como colares, arcos, flechas e cerâmicas.
  • Experimentar pratos típicos da culinária Pataxó.

Para saber mais e agendar vivências, consulte o site oficial: Pataxó Turismo – Vivências nas Aldeias Pataxó.

A Pataxó Turismo também oferece outras inúmeras opções de passeios pela Costa do Descobrimento.

Museu Indígena Pataxó

Se você estiver em busca de um passeio cultural para dias de chuva em Santa Cruz Cabrália ou quiser se aprofundar ainda mais na história local, vale visitar o Museu Indígena Pataxó, também localizado na Praia de Coroa Vermelha.

O espaço reúne objetos, utensílios e painéis informativos sobre o modo de vida, a história e os costumes do povo Pataxó. Uma ótima forma de aprender mais sobre a região antes ou após visitar as aldeias.

Mirantes panorâmicos

Santa Cruz Cabrália também reserva paisagens de tirar o fôlego vistas de cima. Em vários pontos da cidade, é possível encontrar mirantes com vista para a Costa do Descobrimento, o Rio João de Tiba e o mar aberto.

O pôr do sol nesses mirantes é um espetáculo à parte, com aquele céu colorido que só a Bahia sabe oferecer.

Vida local e experiências gastronômicas

Para quem gosta de conhecer a alma do lugar através de sabores e artesanato, Cabrália oferece boas oportunidades.

Feirinha da Coroa Vermelha

Vista da entrada do Comércio Indígena Pataxó, com alguns turistas sentados e outros andando em frente.
Comércio Indígena Pataxó na Feirinha da Coroa Vermelha. Foto: Arquivo pessoal.

Além de ser ponto de referência para artesanato indígena, a Feirinha da Coroa Vermelha também é um ótimo lugar para experimentar comidas típicas, como acarajé, cocadas, beijus e tapiocas recheadas.

É um espaço colorido, vibrante e cheio de energia, onde cada barraca tem uma história para contar.

Gastronomia local

Santa Cruz Cabrália tem uma gastronomia que combina os temperos típicos da Bahia com ingredientes frescos vindos do mar.

As opções vão desde os quiosques à beira-mar, perfeitos para um almoço despretensioso com vista para o mar, até restaurantes conhecidos por pratos bem servidos de frutos-do-mar.

Além disso, os Pataxó oferecem experiências gastronômicas como parte das vivências culturais, permitindo que você prove receitas indígenas feitas com ingredientes tradicionais, como o peixe assado na folha da patioba.

O que fazer em Santa Cruz Cabrália à noite 

Se você é do time que gosta de curtir a noite, mas sem agitação de grandes cidades, Cabrália te agradará. A vida noturna é simples, porém acolhedora, com:

  • Bares de praia que funcionam até mais tarde, com música ao vivo em alguns dias.
  • Eventos culturais pontuais, como apresentações de grupos Pataxó e festas religiosas locais.

Um destino para se reconectar: Santa Cruz Cabrália

Santa Cruz Cabrália é aquele tipo de destino que conquista tanto pela beleza natural quanto pela riqueza histórica e cultural

Muito além de um simples passeio pelas praias, a cidade oferece uma verdadeira imersão nas raízes do Brasil.

Seja relaxando nas águas mornas da Coroa Vermelha, caminhando pelas trilhas das aldeias Pataxó ou admirando o pôr do sol do alto dos mirantes, você sentirá que cada momento em Cabrália tem um poder reenergizante.

Se sua viagem pela Bahia inclui a Costa do Descobrimento, não pense duas vezes: reserve ao menos alguns dias para viver Santa Cruz Cabrália. Pode ter certeza… essa experiência ficará na sua memória.

Agora que você sabe o que fazer em Santa Cruz Cabrália, que tal montar seu roteiro pela cidade com estas dicas: Coisas legais para fazer em Santa Cruz Cabrália em 3 dias.

Marcia Lira

Uma bióloga apaixonada pelo Brasil, pela nossa biodiversidade e diversidade cultural. Sonho em um dia conhecer o mundo, mas não antes de desfrutar de cada pedacinho do nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *